21 de jul. de 2015

New Horizons: primeira exploração profunda da Fronteira Final


A operação de 'distante-encontro', nas redes sociais #PlutoFlyby, a Plutão começou no dia 4 de janeiro de 2015. Nesta data, as imagens dos alvos com a "LORRI imager", além do telescópio "Ralph" a bordo, só seriam de alguns pixels de largura. Os pesquisadores começaram a tirar fotos de Plutão e do fundo do campo estelar para ajudar os navegadores da missão na concepção de manobras de correção de curso, que modificariam a trajetória para colocar precisamente a nave no curso de aproximação. Mais tarde, no dia 15 de janeiro, a NASA fez uma breve atualização do cronograma das fases de aproximação e saída.
Imagens de Plutão, Caronte, Hydra e Nix feitas pela New Horizons.

O sobrevoo do planeta-anão se deu no dia 14 de julho de 2015, com a sonda passando pelo ponto mais próximo da superície, a cerca de 12.500 km de distância, às 12:49 hs UTC. Algumas horas mais tarde, a New Horizons se virou para o interior do sistema solar e enviou uma mensagem única: "Missão cumprida". A sonda enviou de volta imagens a cores medidas em megapixels; no entanto, a totalidade dos dados recolhidos durante o sobrevoo levará ainda 18 meses para retornar à Terra, pois a velocidade de ligação descendente é lenta, de cerca de dois kilobytes por segundo, e demora quatro horas para um sinal chegar à Terra.

Do total de 6 gigabytes de material a ser enviado à Terra pela sonda, cerca de 2% foram recebidos nos dois primeiros dias após o encontro, o que permitiu aos cientistas terem algumas imagens claras do planeta, fazendo-os batizar de início duas grandes áreas de planícies em sua superfície como Tombaugh Regio e Sputinik Planum, uma homenagem ao primeiro satélite artificial lançado pela União Soviética em 1957; uma cadeia de montanhas próxima a elas foi batizada como Norgay Montes, em homenagem a Tenzing Norgay, o primeiro homem ao chegar ao cume do Monte Everest e o primeiro nepalês a virar nomenclatura no Sistema Solar. Os primeiros dados enviados da atmosfera mostraram que ela é composta principalmente de nitrogênio e, mais próximo à superfície, de metano.

Após o sobrevoo do planeta-anão, a sonda enviou dados ainda iniciais sobre as pequenas luas de Hydra e Nix, com imagens que ainda são pequenos pontos luminosos; foi possível, porém, mesmo com a pouca definição das imagens, fazer cálculos iniciais de suas dimensões – a primeira tem 43 km x 33 km e a segunda 40 km de comprimento – e estabelecer que há variações de cor em suas superfícies, predominantemente dominadas por gelo. A New Horizons também enviou a primeira imagem nítida de Caronte, a maior das luas de Plutão.
Com a New Horizons inicia-se a exploração profunda da fronteira final do Sistema Solar














Aquisição de sinal da New Horizons

A espaçonave New Horizons "telefonou para casa# por volta de 21:00hs EDT em 14 de Julho de 2015, indicando que havia completado com sucesso o sobrevôo histórico de Plutão mais cedo no mesmo dia. Os membros da equipe no Johns Hopkins Applied Physics Laboratory em Laurel, Maryland, Estados Unidos da América, comemoraram assim que receberam a confirmação do sobrevôo. A espaçonave mais rápida até hoje lançada, a New Horizons viajou por mais de nove anos e  tres bilhões de milhas, 4.800 milhões de quilometros, para alcançar Plutão.




Professor Stephen Hawking Congratula a equipe da NASA New Horizons






Animação do sobrevôo das montanhas e planícies congeladas de Plutão

Simulação criada com imagens de maior aproximação das Montanhas Norgay (Norgay Mountains) e Planície Sputnik (Sputnik Plain). Montanhas Norgay Montes foram batizadas com o nome de Tenzing Norgay, um dos dois primeiros humanos a alcançar o cume do Monte Everest. Planície Sputnik foi batizada com o nome do primeiro satélite artificial da Terra.As imagens foram obtidas pela Long Range Reconnaissance Imager (LORRI) em 14 de Julho de 2015 a uma distancia de  48,000 milhas, 77.000 quilometros, com acuidade de aproximadamente meia milha, um quilometro, de visão de objetos na superfície.






Aproximação do sobrevoo de Plutão pela New Horizons em cerca de um ano


Saiba mais: New Horizons - JPL ; NASA New Horizons ; New Horizons by Wikipedia